A Antropologia é a ciência da diferença, da alteridade.
Alteridade se opõe a identidade. Aliás, o radical alter significa, em Latim, “outro”. Portanto, se o “eu” define a identidade, o “outro” caracteriza a alteridade. A relação entre cada membro de uma mesma cultura é de “identidade”; a relação entre membros de culturas diferentes é de “alteridade”.
Muitas vezes, para fazer parte de um grupo social – de um Estado, de uma etnia ou de uma religião – e, assim, afirmar uma identidade é preciso dialogar com a alteridade. Isso porque fazer parte de uma cultura é não fazer de outra. Aos antropólogos, não cabe somente estudar os conflitos que podem advir daí, mas sim analisar as condições em que se estabelecem os laços de identidade e as relações de alteridade.
Alteridade se opõe a identidade. Aliás, o radical alter significa, em Latim, “outro”. Portanto, se o “eu” define a identidade, o “outro” caracteriza a alteridade. A relação entre cada membro de uma mesma cultura é de “identidade”; a relação entre membros de culturas diferentes é de “alteridade”.
Muitas vezes, para fazer parte de um grupo social – de um Estado, de uma etnia ou de uma religião – e, assim, afirmar uma identidade é preciso dialogar com a alteridade. Isso porque fazer parte de uma cultura é não fazer de outra. Aos antropólogos, não cabe somente estudar os conflitos que podem advir daí, mas sim analisar as condições em que se estabelecem os laços de identidade e as relações de alteridade.
Isso me ajudou um pouco, mas falta mais conteúdo!!!
ResponderExcluirsim, falta conteudo no arquivo
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